A doméstica Célia Damasceno Barbosa está indignada com os serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do bairro São Cristóvão
Usuária enfrenta dificuldades para receber exame de tireoide que ela fez há mais de seis meses. A doméstica Célia Damasceno Barbosa está indignada com os serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do bairro São Cristóvão. De acordo com ela, por duas vezes realizou o exame e nenhuma das atendentes consegue encontrá-lo para que seja apresentado ao médico.
“Tive problemas de tireoide, fiz cirurgia e melhorou, mas o médico pediu que fizesse exames a cada seis meses, pois a doença pode aparecer novamente. E assim estou fazendo. A última coleta de sangue que fiz para o exame foi há mais de seis meses na URS São Cristóvão e me disseram que estaria pronto em no máximo 20 dias. Esperei pelo prazo, fui à unidade e me informaram que ainda não estava pronto. Voltei várias vezes e a resposta era a mesma”, explica.
Célia retornou à unidade três meses depois e a atendente procurou e entregou o exame, e, quando Célia estava voltando para casa, percebeu que o exame estava trocado, pertencia a outra mulher, com o mesmo sobrenome e data de nascimento, mas o primeiro nome era outro e os nomes dos pais não eram os mesmos. “Voltei e disse isso a ela, fiquei indignada, uma falta de atenção. Estava levando para casa um exame que seria apresentado ao médico e que era de outra pessoa. E a atendente ainda insistiu, disse que as datas de nascimento eram iguais, sobrenome também, mas afirmei que aquele não era meu exame, pois não me chamava Cleusa”, explica.
Diante desta situação, a atendente pediu à doméstica que voltasse ao médico e solicitasse um novo pedido de exame, mas ela não aceitou, pois, por conta do trabalho, não teria horário para ir até o consultório. “Por isso, a atendente se prontificou a arrumar um pedido de exame e colheu mais uma vez o sangue. Falou-me do prazo, quando ficaria pronto, e quando retornei, mais uma vez, o exame não estava pronto. Esperei passar mais alguns dias, liguei na unidade, e me disseram que meu exame não tinha dado certo e que deveria voltar ao local para fazer uma nova coleta”, diz.
Célia ficou revoltada com a situação e preocupada, pois já deveria ter apresentado o exame ao médico e ainda não conseguiu. “Posso estar com problemas e não sei. Estou cansada dessa situação, e sei que não é só comigo, já não é fácil conseguir fazer o exame, demora bastante e, quando consegue, é essa situação”, afirma a usuária.
Diante desta situação, de acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a paciente já foi atendida para realização de novo exame na Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão. A Secretaria de Saúde solicitou à paciente que fizesse novo exame em função de ela ter o mesmo sobrenome e data de nascimento de outra paciente da unidade, o que ocasionou o erro na identificação dos exames feitos anteriormente.