TURISMO

Chancela da Unesco ao Geoparque fará de Uberaba referência turística internacional

Juliana Corrêa
Publicado em 01/03/2024 às 21:42Atualizado em 01/03/2024 às 23:18
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Chancela do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) proporcionará um novo momento para o que se ´pode chamar de indústria do Turismo para a cidade. A oficialização do reconhecimento oficial da Unesco está previsto para o dia 27 de março. A presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, o título tornará a cidade atrativa, inclusive, internacionalmente, o que vai impactar sobremaneira na economia local, opinião compartilhada pelo presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure.

Cusinato está confiante na concretização da chancela pela Unesco. Isso porque Uberaba cumpre praticamente todos os critérios e requisitos que são exigência da Unesco, entre eles, ter material de relevância internacional.

Para a presidente da Associação, haverá uma grande transformação turística da cidade, uma vez que passará a receber volume maior de visitantes, principalmente internacionais. Cusinato explica que muitos turistas têm interesse em visitar áreas reconhecidas pela Unesco, e geoparques têm sido um novo foco para o turismo mundial.

Com o aumento do número de visitantes, é necessário desenvolver o comércio local, especialmente aquele voltado à área do turismo. “A gente quer focar muito em fomentar novos negócios. Mas principalmente aqueles vão atender ao turismo na cidade. Então, a gente espera que este movimento vá gerar mais emprego, mais renda”, diz Paula Cuzinato.

Para Cássio Facure, o título de Geoparque vai potencializar o turismo em Uberaba e atrair novos investimentos. "A possibilidade de o Município se tornar um geoparque é algo ímpar que trará um “boom” de desenvolvimento e oportunidades infinitas para toda a região, assim que conseguirmos essa chancela", espera.

O que é?  Um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos. Deve possuir um notável patrimônio geológico aliado a uma estratégia de geoconservação, políticas de educação e sensibilização ambiental, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável baseado no geoturismo.

O conceito de Geoparque surgiu como uma resposta à necessidade de conservar e melhorar o valor de áreas que possuem um significado geológico na história da Terra, que são verdadeiras testemunhas chaves da evolução do nosso planeta e determinantes para o nosso futuro e desenvolvimento sustentável.

O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.

No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos da região, representado notadamente pelos Dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais, se destaca a relevância do gado Zebu que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.

Assim se denomina “Terra de Gigantes”: Dinossauros, o Zebu e Chico Xavier

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por