PÁSCOA

Católicos celebram Paixão e Morte de Jesus como salvação

Principal celebração do dia é a Leitura da Paixão, que ocorre às 15h nas paróquias, sendo que em algumas delas é seguida de procissão do “Enterro”

Tito Teixeira
Publicado em 28/03/2024 às 18:03Atualizado em 29/03/2024 às 10:41
Compartilhar
A crucificação de Jesus é celebrada pelos católicos como a vitória da vida sobre a morte, apresentada no Sábado de Aleluia com a Ressurreição (Foto/Reprodução)

A crucificação de Jesus é celebrada pelos católicos como a vitória da vida sobre a morte, apresentada no Sábado de Aleluia com a Ressurreição (Foto/Reprodução)

Na Semana Santa, a Igreja Católica celebra os mistérios da salvação, levados ao cumprimento por Jesus Cristo nos últimos dias de sua vida, a começar pelo Seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo da Quaresma, o período de 40 dias, cujo início é na Quarta-feira de Cinzas, continuou até a Quinta-feira Santa (27).

A partir da Missa Vespertina da Quinta-feira (“in Cena Domini”/Ceia do Senhor), inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor e o Sábado Santo. E tem o seu ápice na Vigília Pascal e no Domingo da Ressurreição.

Para esta sexta-feira (29), as diversas paróquias de Uberaba programam a Celebração da Paixão e Morte de Cristo. Algumas igrejas também promoverão a procissão do Senhor Morto. Também, há paróquias em que será encenada a morte e ressurreição de Cristo.

Na Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de Sexta-feira Maior, quando é celebrada a Paixão e Morte de Jesus, há a prática por alguns fiéis do silêncio, jejum e oração. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor. Na crença cristã, Jesus trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

Para este sábado (30), acontece a celebração da Vigília Pascal. E no domingo (31), a celebração da Páscoa.

Segundo o padre Geraldo dos Reis Maia, durante entrevista ao Pingo do J, na Rádio JM, na Igreja Católica, o ponto alto da Sexta-feira Santa é a celebração às 15h, horário em que, acredita-se, Jesus tenha sido morto. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes, a liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.

Nas leituras, os católicos meditam sobre a Paixão do Senhor, narrada pelo evangelista São João (cap. 18), mas também prevista pelos profetas que anunciaram os sofrimentos de Jesus.

Na leitura do livro do profeta Isaías (52,13-53) coloca-se, diante dos fiéis, “o Homem das dores”, “desprezado como o último dos mortais”, “ferido por causa dos pecados da humanidade, esmagado por causa de seus crimes”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por