CIDADE

Casal com suspeita de coronavírus tem alta, mas segue em isolamento

Ambos os casos com suspeita de contaminação apresentaram melhoras dos sintomas; casal já foi para casa, onde segue em quarenta e devidamente monitorado pela Secretaria de Saúde

Daniela Brito
Publicado em 29/02/2020 às 07:02Atualizado em 18/12/2022 às 04:36
Compartilhar

Foto/ Arquivo 

Casal com suspeita de estar contaminado com o coronavírus deixou o Hospital Regional na tarde de ontem e permanece em quarentena domiciliar

Pacientes suspeitos de estar contaminados com o coronavírus (Covid-19) na cidade têm melhora do quadro clínico e podem seguir em isolamento em domicílio. O casal – mulher de 35 anos e rapaz de 18 anos – foi internado na manhã de quinta-feira (27) após procurar a UPA do Parque do Mirante com sintomas da doença. No mesmo dia, ambos foram encaminhados ao isolamento do Hospital Regional e ontem receberam alta, mas para se manter em isolamento domiciliar. De acordo com boletim médico divulgado ontem, os pacientes estão estáveis hemodinamicamente e não apresentam nenhuma anormalidade respiratória. Os exames apresentam resultados normais.

Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou a coleta do material específico para ser analisado pela Fundação Nacional Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, onde foi entregue por motorista da Prefeitura às 14h50. A expectativa é que os resultados, necessários para fechar o diagnóstico, fiquem prontos dentro de cinco a dez dias úteis. Diante da inexistência de qualquer sinal de gravidade, a nota técnica confirma alta dos dois pacientes para permanecerem em quarentena domiciliar.

O documento está assinado pelo superintendente do Hospital Regional, Murilo Antônio Rocha, pelo diretor técnico Diego Reck e pelo médico infectologista Guilherme Machado. A liberação dos pacientes para cumprir isolamento em domicílio é preconizada pelo Ministério da Saúde. O protocolo já foi adotado em paciente que teve a suspeita confirmada em São Paulo.

Na quinta-feira (27), o secretário de Saúde, Iraci Neto, disse, inclusive, que nem todos os pacientes com suspeita do Covid-19 precisam de ambiente hospitalar. “Se não evoluir para risco maior da condição clínica, pode-se orientar o isolamento domiciliar, como o ministério está fazendo, sob acompanhamento da rede primária, que terá papel muito importante no plano de tratamento”, destacou. Já os amigos que acompanharam o casal no fim de semana em um rancho estão sendo monitorados e, até o momento, não apresentam nenhuma alteração. Grupo que manteve contato com casal ficará em quarentena por até 18 dias

Outras duas pessoas buscaram as unidades de pronto-atendimento, alegando possíveis sintomas do coronavírus (Covid-19) em Uberaba. Mas, nem uma delas apresentou qualquer tipo de sintoma, não sendo consideradas suspeitas, apesar de monitoradas.

Ainda na quinta-feira (27) à noite, uma pessoa que manteve contato com o casal no fim de semana esteve na UPA do Mirante. Trata-se de jovem, amigo do paciente com suspeita, conforme a nota técnica divulgada pela Prefeitura de Uberaba. Ele não apresentava sintomas, conforme constatado pelo corpo técnico de infectologistas, e acabou liberado.

Além deste jovem, outras cinco pessoas mantiveram contato próximo com o casal internado. Todas já foram identificadas. O grupo assintomático deverá manter-se em quarentena de isolamento domiciliar e, em caso de aparecimento de algum sintoma, está orientado a buscar as UPAs.

O isolamento deverá ser mantido por período entre 14 e 18 dias. Cada qual em sua casa deverá manter-se sozinho em quarto bastante refrigerado, manter sanitário exclusivo, assim como utensílios domésticos. Apenas uma pessoa deve ser indicada por cada uma das seis pessoas para, com elas, manter o contato essencial. Os cuidadores deverão fazer uso de máscara e ouros itens de proteção individual. A limpeza ambiental e higiene pessoal para todos em quarentena preventiva domiciliar e seus auxiliares devem ser reforçadas.

Também na quinta-feira, uma mulher procurou a UPA São Benedito. Ela é recém-chegada da Venezuela e alegou ter mantido contatos com italianos. Segundo a nota técnica, ela não apresentava sintomas. Seguido o protocolo e ante as análises e evidências, foi descartada a contaminação pelo Covid-19. A mulher foi orientada a manter-se em observação em casa e monitoramento pessoal, devendo buscar ajuda na rede de saúde, caso apresente qualquer sintoma. (DB)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por