PREVENÇÃO

Calha entupida pode trazer prejuízos à saúde dos moradores; veja cuidados

Juliana Corrêa
Publicado em 10/03/2024 às 17:53
Compartilhar
A calha deve ser limpa regularmente para evitar o aparecimento de infiltrações e animais indesejados (Foto/Reprodução)

A calha deve ser limpa regularmente para evitar o aparecimento de infiltrações e animais indesejados (Foto/Reprodução)

O verão vai até o dia 21 de março e a estação tem por característica maior volume de chuvas. Apesar de todas as vantagens que o clima chuvoso traz, é preciso tomar alguns cuidados, até mesmo em detalhes que podem passar despercebidos. Um ponto que exige atenção é em relação às calhas residenciais, que precisam estar com a limpeza em dia. 

A calha entupida pode acarretar problemas na estrutura do imóvel, como infiltrações nas paredes e goteiras. No entanto, de acordo com o Diretor de Vigilância em Saúde de Uberaba Matheus Assumpção, a maior preocupação se refere à saúde dos moradores, que pode ser comprometida devido à presença de parasitas e animais indesejados. O diretor explica que todo tipo de acúmulo de material pode gerar o aparecimento de vetores, como baratas, escorpiões e roedores, como ratos. 

Contudo, o maior risco ainda é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Existem vários tipos de depósitos fixos de água, como as calhas, que se tiverem folhas, sujeiras, vai acabar entupindo e servindo de local para a proliferação do Aedes aegypti”, explica Assumpção. 

O diretor ainda explica que não existe uma frequência específica para se fazer a limpeza das calhas. O morador deve observar se existe o acúmulo de sujeira, como está o escoamento da água, se há árvores por perto cujas folhas possam cair e entupir a calha e assim, fazer a limpeza sempre que for necessário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por