JOQUEANO

Atleta uberabense encerra 2023 como campeão mineiro e vice-campeão nacional de peteca

Publicado em 10/01/2024 às 09:12Atualizado em 10/01/2024 às 10:17
Compartilhar

O ano de 2023 foi repleto de conquistas para o atleta joqueano de peteca, Douglas Silva. O balanço total inclui os títulos de campeão mineiro de peteca, vice-campeão brasileiro na categoria sênior e o 3º lugar no Campeonato All Star, em Uberlândia.

Realizada em Patrocínio, cidade a 179,6 km de Uberaba, a Copa Minas de Peteca ocorreu no clube PTC (Patrocínio Tênis Clube). O atleta do Jockey Uberaba foi campeão na categoria 20 a 39 anos, formando dupla com Antônio Silva, de Patos de Minas. A dupla disputou cinco jogos e venceu todos. “O desafio foi alto, já que foram reunidas duas categorias, 20+ e 30+, em uma. Normalmente, a divisão é de dez em dez anos”, afirma Douglas.

O atleta também conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Peteca, realizado em Belo Horizonte, que reuniu os campeões de cada estado. Junto de sua dupla, Joaquim Neto, Douglas Silva venceu os campeões paulistas na fase de grupos, em um mata-mata eletrizante.

Eles venceram a semifinal por 15 x 13, no tie-break, mas perderam na final para outra dupla de Goiás. “Na final, o placar também terminou em 15 x 13 e também fomos para o tie-break. Foram dois jogos decididos nos detalhes”, analisa o atleta.

Além disso, o atleta encerrou o ano com o bronze no Campeonato All Star de Peteca, ocorrido em Uberlândia. Em 2023, o evento esportivo chegou à sua terceira edição, convidando os 36 melhores atletas de todo o Brasil, formando potes A, B e C. “Os atletas dos potes A são os cabeças de chave, e é feito um sorteio, garantindo que cada equipe tenha um atleta do pote A, um do B e um do C para nivelar o campeonato”, explica Douglas Silva.

O atleta joqueano participou do pote A, sendo cabeça de chave. Sua equipe incluiu os atletas Gustavo Baron e Marco Túlio, ambos de Uberlândia. Ao todo, foram 12 trios divididos em 4 grupos. Passaram os 1º e 2º colocados de cada grupo. O time chegou à semifinal em um jogo muito disputado, sendo 2 sets a 1, terminando com a vitória da equipe campeã do torneio.

Pelo segundo ano consecutivo, Douglas conquistou o 3º lugar no Campeonato All Star e foi o único atleta a subir ao pódio em ambos os anos.

Associado ao Jockey Club Uberaba há 17 anos, o esportista utiliza a estrutura do melhor clube da cidade para praticar peteca e aprimorar sua técnica. “Para mim, a estrutura do Jockey é ótima. A iluminação das quadras e a quantidade de quadras também são ótimas, são quatro quadras. A estrutura do Jockey é a melhor da cidade e arrisco a dizer que está entre as melhores do Brasil, porque as quatro quadras são boas e fechadas, o que ajuda muito em caso de chuva, evitando molhar, e em caso de vento, já que o vento na peteca atrapalha muito”, destaca.

O atleta conta que conheceu a peteca aos 15 anos e jogava apenas por diversão, até que começou a participar de alguns campeonatos na cidade, enquanto treinava em outro clube. No entanto, a convite de um diretor, Douglas e o pai, que também pratica a peteca, vieram conhecer o Jockey Club e nunca mais saíram.

Segundo o presidente Renato Luiz da Costa [Pato], que já foi bicampeão de peteca nas categorias pró e master, é uma honra ter novos talentos no esporte do coração trazendo troféus para casa. "Há 35 anos, iniciei na peteca no Jockey. Fui me esforçando com objetivo sempre, jogando pelo Jockey. Criei uma equipe como diretor, na época, e a gente foi disputando todos os torneios. Inclusive, teve um ano bem representativo para o clube, há 28 anos, que nós ganhamos todos os torneios que tinham, em todas as categorias no Brasil, estaduais e nacionais. Então, é muito bom ver alguém dando continuidade nesta história que comecei construindo com minhas próprias mãos”, afirma Renato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por