EDUCAÇÃO

Alunos de escola municipal se destacam com medalha e menção honrosa na OBMEP

Publicado em 09/05/2024 às 09:43
Compartilhar
A OBMEP é uma das maiores olimpíadas estudantis do mundo, voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Foto/Divulgação)

A OBMEP é uma das maiores olimpíadas estudantis do mundo, voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Foto/Divulgação)

Na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2023, dois alunos da Escola Municipal Profº José Macciotti foram reconhecidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Ministério da Educação (MEC). Alessandro Oliveira Júnior e Vinícius Alexandre Gomes Silva, ambos do 8º ano, conquistaram a menção honrosa pelo desempenho na segunda fase da prova.

A OBMEP é uma das maiores olimpíadas estudantis do mundo, voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo é estimular o estudo da matemática entre os jovens, além de identificar talentos na área. A competição é realizada em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva, e a segunda por uma prova discursiva.

Além da menção honrosa, Vinícius Alexandre recebeu a medalha de bronze a nível regional. Uma conquista que, segundo ele, foi conseguida com muito suor. "Eu achei muito difícil, para ser sincero. Mas fiquei muito feliz por ter ido bem e ter conseguido a medalha. A minha matéria favorita é Matemática e eu consigo ajudar os meus colegas de sala também", comentou.

Já Alessandro Oliveira não considera a Matemática entre as disciplinas que mais gosta. "Tive mais dificuldade nas questões de geometria, como a última, que eram três questões dentro de uma. Minha disciplina favorita é Português, mas fico extremamente feliz por ter ido bem na segunda fase", destacou o aluno.

A professora de Matemática da unidade, Celia Dionizia Rezende, expressou orgulho pelos alunos e destacou a importância dessas realizações para a comunidade escolar. "Eu sou professora dos dois desde o 6º ano, e o desempenho deles é um reflexo do comprometimento de nossos estudantes e da qualidade do ensino oferecida em nossa unidade. Essas conquistas motivam e inspiram outros alunos a continuar estudando e aprendendo. A família, quando apoia as nossas ações, também ajuda muito", afirmou a professora.

Segundo os dados do Impa, foram quase 50 mil escolas públicas inscritas na 18ª edição da OBMEP, em 2023. Minas Gerais teve, ao todo, 69 medalhas de ouro, 267 de prata e 751 de bronze.

"O resultado dos dois alunos ilustra o quão verdadeiramente forte é o poder da educação. Cabe a nós, enquanto gestores, garantir que todas as crianças da rede sejam educadas com excelência, para que possam se desenvolver e estampar mais notícias de sucesso", destacou o secretário de Educação, Celso Neto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por