A VIDA CONTINUA

Aceitação para doação de órgãos chega a 70% das famílias, estima comissão do HC

Tito Teixeira
Publicado em 20/01/2024 às 12:26
Compartilhar
A captação de órgãos no ano passado no Hospital de Clínicas cresceu 10% em relação a 2022 (Foto/Divulgação)

A captação de órgãos no ano passado no Hospital de Clínicas cresceu 10% em relação a 2022 (Foto/Divulgação)

De acordo com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), chega a 70% o nível de aceitação para doação de órgãos entre as famílias entrevistadas.

Segundo o coordenador do CIHDOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, de cada dez famílias entrevistadas, sete aceitam doar os órgãos dos familiares que tiveram morte encefálica. Ainda conforme Antunes, esse índice é maior que o alcançado em nível nacional, que oscila entre 50% e 55%.

“É uma prova de que as pessoas estão se conscientizando da importância da doação. As famílias estão mais solidárias. Ano passado, com a captação de 104 órgãos através do Hospital de Clínicas, foram salvas 104 vidas”, comemorou o coordenador do CIHDOTT.

Ilídio Antunes informou que houve crescimento de 10% na captação de órgãos em 2023, no comparativo com 2022.

No ano passado, foram captados no HC 54 globos oculares (córneas), 36 rins, dez fígados, três corações e um pâncreas. No total, 104 órgãos e tecidos para transplantes foram captados.

Segundo o MG Transplantes, Minas Gerais encerrou o ano de 2023 com um aumento de cerca de 10% de doações de múltiplos órgãos, ultrapassando 2,2 mil transplantes realizados somente este ano. 

Segundo o MG Transplante, o aumento se deve a uma redução de cerca de 5% na recusa familiar, além do crescimento no número de notificações de potenciais doadores. As doações de rins estão no topo da lista, com 769 transplantes, de doadores falecidos e vivos.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Para doação de órgãos, é fundamental que a pessoa interessada deixe clara para a família a sua vontade de doar, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por