CIDADE

51% das multas aplicadas no município são por uso do celular e falta de cinto de segurança

O montante corresponde a mais de cinco mil pessoas flagradas cometendo pelo menos uma das infrações

Marília Mayer
Publicado em 20/05/2019 às 11:30Atualizado em 17/12/2022 às 20:58
Compartilhar

Divulgação

No primeiro quadrimestre deste ano, 5.324 pessoas foram multadas por manuseio de celular e falta de cinto de segurança em Uberaba. Isso representa 51% do total de multas aplicadas.

O celular é o responsável pela maior parte das infrações registradas. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), 33% das multas é por segurar, manusear ou utilizar o celular no volante.

“Hoje por causa das redes sociais o celular está sendo o vilão. Está matando no trânsito e não é só o motorista. É o pedestre, é o motociclista que coloca o aparelho dentro do capacete... A gente aborda as pessoas e elas já estão com o celular ali no colo”, afirma o chefe da Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos.

A falta de cinto de segurança aparece em segundo lugar, com 18% das multas aplicadas.

Na tentativa de minimizar o problema e poupar o motorista do pagamento da multa, a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest) começou a realizar aulas com caráter educativo para quem recebeu multa leve ou média no último mês. A primeira palestra teve a participação de 12 pessoas.

“Como começou agora eu acredito que esse número vai aumentar. Até porque entraram 25 agentes de trânsito e antes era só a Guarda Municipal para fazer esse papel, então esse número deve aumentar bastante”, observa Hélio Reis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por