ARTICULISTAS

“C’est l’histoire de ma mère”

Há muito tempo, li que Louis Veuillot, literato francês, tinha na escrivaninha de seu escritório, bem à vista, o volume da História da Igreja. Quando os amigos lhe perguntavam...

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 13:32
Compartilhar

Há muito tempo, li que Louis Veuillot, literato francês, tinha na escrivaninha de seu escritório, bem à vista, o volume da História da Igreja. Quando os amigos lhe perguntavam o que era aquele livro e por que o tinha continuamente sob os olhos, ele respondia: “C’est l’histoire de ma mère” (É a história de minha mãe). De fato, para os que temos fé, a Igreja é nossa mãe. Ela nos deu a vida no Batismo, alimenta-nos com a Palavra de Deus e com a Eucaristia e guia-nos com sua doutrina e seus conselhos. Sua história é “a de nossa mãe”.

Tudo que se refere a ela deve interessar-nos: sua história, sua vida apostólica atual, sua implantação e crescimento nos países ainda não evangelizados, suas atividades pastorais e sobretudo as lições que nos são dadas pelos seus pastores, principalmente o Papa.

Cada ano a Santa Sé publica um anuário com suas atividades prioritárias e suas estatísticas. A edição deste ano 2009 já veio à luz e o primeiro exemplar foi entregue ao Papa Bento XVI pelo Cardeal, Secretário do Estado do Vaticano, no dia 28 de fevereiro p.p.

Nele consta que o Papa criou em 2008 onze novas dioceses e quatro arquidioceses. Nomeou 169 novos bispos que hoje são 4.946 no mundo. O número de sacerdotes também cresceu: 408.024. Na África e na Ásia, o crescimento sacerdotal foi, respectivamente, 27,6% e 21%. Na América o número permaneceu como era. Alegra-nos que os diáconos permanentes, autorização ainda recente na nossa época, chegou a 35.942. Candidatos ao sacerdócio nos seminários são 115.919.

O crescimento numérico dos católicos nos dá alegria por várias razões. Primeiro por ser consequência da pregação do Evangelho nas partes do mundo ainda hoje pagãs e, também, por despertar no cristão católico o desejo de ver a Igreja de Cristo crescer entre os que ainda não a conheciam. Assim se torna evidente o êxito da pregação evangélica em obediência àquela ordem do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro; pregai o Evangelho a toda criatura” (Mt 28, 19).

A Igreja, fundada por Jesus Cristo sobre a rocha, que é Pedro (Mt 16, 18), é feita de homens. Por isto, apesar de ser divina por sua fundação e pela riqueza dos sacramentos, é também humana, porque seus membros são criaturas humanas, que carregam consigo o peso das limitações e defeitos. Mesmo assim, é nossa santa Mãe, que nos gerou no batismo, nos santificou com os recursos da graça e nos predestina para a visão beatificante da eternidade. Por isso é nossa mãe.

Podemos, pois, com justa alegria e profunda fé, repetir o que o escritor francês dizia aos amigos que viam na sua mesa o livro da história da Igreja: é de fato a história de nossa Mãe!

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por